YouTube e TikTok são principais fontes de informação financeira para jovens

Se você imagina que a rede social TikTok só é usada por jovens para fazer “dancinhas virais”, você está enganado. Ele, junto com o site de vídeos YouTube, são as principais fontes de informação sobre finanças e investimentos, especialmente entre os mais jovens.

Uma pesquisa da consultoria financeira MagnifyMoney mostrou que o TikTok é a segunda principal fonte de conteúdo financeiro para jovens de 18 a 24 anos, da chamada “Geração Z”, citada por 41% dos entrevistados. O YouTube aparece na liderança, apontado por 44% dos participantes dessa faixa etária.

Entre a chamada “Geração Millenial”, que engloba pessoas de 25 a 40 anos, o YouTube também aparece como a principal fonte, citada por 40% dos entrevistados. Nessa faixa etária, no entanto, o segundo lugar entre as fontes mais buscadas é ocupado por algo do mundo “off-line’: 31% consultam amigos e familiares. Neste grupo, o TikTok ainda é pouco considerado. Apenas 15% dos entrevistados citaram o aplicativo.

Por fim, o levantamento também mapeou a idade que os entrevistados começaram a investir. Surpreendentemente, 22% dos entrevistados da geração Z citaram que começaram a investir antes dos 18 anos. Essa porcentagem, no entanto, cai para 8% considerando apenas os millenials.

Atualmente, as pessoas de 16 a 25 anos já representam 11,3% dos investidores da bolsa de valores brasileira. Ao todo, são 403 mil pessoas dessa faixa etária cadastradas, com R$ 4,66 bilhões aplicados.

Redes sociais ganham outras funções

Embora o TikTok seja popularmente conhecido pelas coreografias populares que viralizam na internet, Clarissa Millford, fundadora da Academia de TikTokers, comunidade on-line que ensina a usar a rede, afirma que cada vez mais criadores de conteúdo estão aproveitando o “potencial educacional do aplicativo”.

“Em alguns países onde o TikTok já está consolidado há mais tempo existe inclusive uma segmentação específica dos conteúdos educacionais, uma aba exclusiva para atender essa demanda de aprendizagem dos seus usuários.”, afirma.

Segundo a pesquisa Infobase Interativa, o TikTok já é atualmente, a quarta maior rede social do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários cadastrados.

Foto: Valor Investe