Placas da Rua Ator Paulo Gustavo são instaladas em Niterói

Cidade prepara estátua e circuito cultural em homenagem ao ator, que morreu aos 42 anos vítima de complicações causadas pela Covid-19

A Prefeitura de Niterói instalou, nesta quarta-feira (19), as 46 placas da Rua Ator Paulo Gustavo, no bairro de Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. A rua, uma das mais importantes vias da zona sul da cidade, se chamava Coronel Moreira César e, agora, passa a homenagear o artista niteroiense. 

A mudança no nome da rua foi aprovada por 90% dos moradores da cidade em consulta pública com mais de 34 mil participantes. Na última sexta-feira (13), o projeto de lei sobre a alteração do nome foi sancionado na Câmara Municipal de Niterói. 

A cidade também prepara um circuito cultural e uma estátua em homenagem ao artista no parque Campo de São Bento.

As placas instaladas nesta quarta-feira (19) se dividem em dois tipos. Um no padrão que já se vê pelas ruas da cidade, com o nome Rua Ator Paulo Gustavo, seguida pelas informações sobre o artista e o CEP da via. 

O outro tipo, que vai integrar o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, tem o rosto do ator e frases ditas pelo artista: “Rir é um ato de resistência”, na esquina da Rua Presidente Backer; “Ame na prática, na ação. Amar é ação, amar é arte”, na esquina da Rua Otávio Carneiro; e “O humor salva, transforma, alivia, cura, traz esperança pra vida da gente”, na esquina da Rua Lopes Trovão.

O circuito cultural vai incluir pontos da cidade que o ator frequentava e que foram cenários em seus filmes. Para o prefeito Axel Grael, com esta homenagem, Niterói demonstra respeito pelo artista, que enalteceu a cidade com sua genialidade e talento.

Instalação de placas de rua em homenagem ao ator Paulo Gustavo
Instalação de placas de rua em homenagem ao ator Paulo Gustavo

“Niterói está homenageando, de várias formas, mais um de seus filhos. É muito justo que a cidade retribua e demonstre admiração pelo trabalho deste artista, que sempre retratou Niterói com carinho”, disse.

Paulo Gustavo morreu em 4 de maio por complicações causadas pela Covid-19 após 52 dias internado. Ele deixou dois filhos e o marido, Thales Bretas. Seus personagens marcaram a história do cinema nacional e seus filmes se tornaram os maiores sucessos de bilheteria do país. Diversas vezes o ator se mostrou preocupado e engajado na luta contra o coronavírus e no apoio aos mais vulneráveis.

Com informações CNN Brasil

Fonte: Mensagens Dia Dia