Jovem arrecada fundos para ex-professor desempregado que morava em seu carro

A pandemia gerou uma onda de desemprego em todo o mundo, e uma das profissões mais afetadas tem sido a de professores substitutos, já que com o fechamento das escolas, esse grupo de profissionais tem cada vez menos oportunidades de trabalho desde o início de 2020.

Um exemplo disso ocorreu com José Villarruel, um professor substituto de 77 anos que tem origem mexicana e reside nos Estados Unidos. Por muito tempo ele trabalhou em várias escolas, porém nos últimos anos teve que morar em seu carro devido ao agravamento das suas dificuldades e financeiras, principalmente depois da pandemia.

Em entrevista à KCBS, José explicou sobre sua situação: “Com a renda que tenho, não posso sustentar minha família, minha família estendida no México e alugar um apartamento aqui ao mesmo tempo.” Por esse motivo, o professor morava em seu carro, um Ford Thunderbird 97, há vários anos.

Felizmente, tudo mudou quando um ex-aluno de José, chamado Steven Nava, percebeu que o professor estava morando em seu carro e decidiu fazer algo para ajudá-lo, como ele explicou em entrevista à KCBS: “Todos os dias ele saía para trabalhar 5:00 da manhã e eu o vi verificando o porta-malas de seu carro. Eu apenas senti a necessidade de fazer algo sobre isso.” Desta forma, Steven decidiu fazer uma campanha de arrecadação de fundos através do GoFundMe para ajudar seu ex-professor.

Steven relatou na página de doações sobre a situação de José: “O professor Villarruel foi um grande educador e um professor substituto divertido e útil no Distrito Escolar Unificado de Fontana e tem lutado para se recuperar após a pandemia e, apesar disso, vive em seu carro apesar do clima brutal e das difíceis condições de vida. Esta campanha de arrecadação de fundos tem como objetivo ajudá-lo financeiramente para que ele volte a ter uma vida normal. Qualquer ajuda é bem-vinda. Que Deus te abençoe”.

A campanha de Steven alcançou muitas pessoas e em apenas seis dias, ele conseguiu levantar $ 27.000 dólares que mais tarde deu em cheque para seu amado ex-professor, que não pôde acreditar no que estava acontecendo. “Eu sou ainda tentando processar essa experiência. É extraordinário e totalmente inesperado”, disse o professor.
A surpresa foi ainda mais especial porque a entrega do cheque coincidiu com os 77 anos de José.

Por fim, Steven agradeceu o apoio de todos que o ajudaram na arrecadação de fundos e espera inspirar mais pessoas a ajudar os professores, se possível, e comentou que “Não valorizamos os professores o suficiente e isso é algo que todos devemos mudar”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.

Fonte: Mensagens Dia a Dia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp