Como verificar o status de segurança de sua conta Google

Na última quinta-feira (6), o Google anunciou que vai tornar a autenticação em dois fatores (2FA) como processo obrigatório para seus usuários. Esta é mais uma medida da gigante para reforçar a segurança da conta Google, tendo em vista o aumento de ataques cibernéticos durante a pandemia de coronavírus.

Na verdade, a verificação em dois passos na conta Google é um recurso antigo — inclusive, o Olhar Digital já fez um tutorial sobre como habilitar o mecanismo —, mas ainda segue como um dos principais meios para dificultar a atividade de cibercriminosos.

No entanto, a gigante oferece um serviço de check-up para monitorar a segurança de sua conta. Além de verificar se o perfil possui a autenticação 2FA, aponta quando há necessidade de alterar senhas, bem como exibe dispositivos em que a conta Google não é acessada há tempos.

Caso queira conferir se existe algum problema de segurança associado à sua conta Google, confira o guia abaixo para ficar com a consciência limpa.

Acessando o status de segurança de sua conta Google

Após ter feito o login em sua conta Google pelo navegador, acesse o check-up automático por meio deste link. O sistema vai fazer uma leitura para detectar possíveis problemas de segurança em seu perfil: se os ícones estiverem verde, significa que está tudo certo, mas em casos de ícones com exclamações em amarelo ou vermelho, será necessário rever alguns pontos.

Em alguns casos, o Google pode apontar a necessidade de alterar uma senha comprometida — mesmo em apps de terceiros.

Alerta para senhas comprometidas

Basta acessar o “Check-up de senha” e mudar os passwords comprometidos ou enquadrados como “fracos”.

O sistema de segurança da conta Google também pode apontar dispositivos que não acessam o perfil há muito tempo. Neste caso, vale restringir o acesso a esses aparelhos para redobrar a sua segurança.

Alerta para dispositivos que não acessam a conta Google há um certo tempo

Já para quem não configurou a verificação em duas etapas, o sistema exibir um ícone de exclamação em amarelo.

Alerta para ativar a verificação em duas etapas na conta Google

A boa notícia é que o processo é relativamente simples. Basta inserir novamente os dados de login, adicionar o número do seu dispositivo móvel, fazer a confirmação por meio do código PIN enviado e adicionar a conta Google em seu celular.

No cenário ideal, a verificação de sua conta Google deverá exibir apenas os ícones de “check” em verde.

Com informações Olhar Digital

Fonte: Segurança na Tecnologia